quarta-feira, fevereiro 25

Direção de Arte


No começo deste ano fui convidado para fazer direção de arte numa película.
O filme é uma sequência de um premiado Curta-Metragem que reside no terror.

A LENDA DA LAGOA VERMELHA

Dirigido pelo Cícero Dantense, Eutímio Carvalho e produzido por Duda Falcão.

Convite feito e convite aceito!
Segui junto com meu parceiro Marceleza (Diretor de Fotografia)
para a cidade de Cícero Dantas.

Ficamos lá por quase um Mês. Uma cidade pequenina e carinhosa. Como minha cidade natal.
Apesar do banzo da minha cazinha apertada em Salvador me senti muito bem.
Trabalhamos com profissionais valorosos
Dos atuadores a galera da técnica como
Amina Alakija (Continuista) e Mestre Nathanael(Operador de Áudio)

O projeto agora esta em finalização, pós-produção e daqui a 3 meses deve estar pronto
(vejam o link da comu no iakult no fim do post)

A DAMA DO CINEMA: O que faz um diretor de Arte?

Rapaz, muitos me perguntam isso...
Geralmente eu ouço quase todo mundo comentar sobre a fotografia de um filme*
*(aliás, que estúpido o nome desta ação cinematográfica de apontar a câmera e jogar com as luzes ser "Fotografia", isso é tão retrô, tão ultrapassado...Ah, deixa pra lá)

As pessoas tbm comentam sobre as atuações, sobre o roteiro...
O que é muito engraçado pq realmente ninguém sabe o que mesmo significa e como se processam estas coisas, mas sentem confortáveis em dar um pitaco qquer.
Já na direção de arte fica todo mundo acanhado...

Que merda, também quero ser subestimado na minha função!
Deem pitacos. Peço aos palpiteiros de plantão que arrisquem fingir conhecer disso.
Assim podemos brincar de discultir!

Pra não dizer que sou sacana vou ajudar e dizer o que eu faço.

Eu sou quem pega o roteiro e quando esta descrita uma faca penso que tipo de faca, que bainha, que aço, aí digo ao diretor que quero algo cravejado de diamantes e ele ri da minha cara.

O diretor de arte é o que procura uma mulher como Dona Licinha costureira na cidade de Cícero Dantas para arriscar modelitos para os nossos atores.

É aquele que cuida do set. Que tira as bostas de vaca indesejadas no chão. Que constrói engenhocas para efeitos visuais. Não só zelam como desvelam adereços e cenários.

Pronto. Agora sim!

Da Série : Coisas que só acontecem comigo

Qdo cheguei passei por um bar e o chão estava vermelho...Pensei : "Que inovação"
Celo mais tarde explicou o fato. Os boatos na cidade diziam que um cara tinha roubado a mulher do outro. Esse outro (o galhudo) Deu 3 golpes de facão no ladrão de mulher sob a luz do dia.

Agora adivinha na mesa de que mulher eu sentei bem na minha primeira noite?

...
...

Na mesa de uma senhora de 80 anos para não correr riscos...

LINK_Comunidade no Iakult do filme A LENDA DA LAGOA VERMELHA II
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=17460506809812821717

2 comentários:

Raquel Maciel disse...

esclarecedor.


ah e gostei daqui.

Wagner Pyter disse...

Diretores de arte, deviam usar uma camisa escrito atras: "Como estou dirigindo? Disque 0800!"